Get Paid To Promote, Get Paid To Popup, Get Paid Display Banner

Substâncias naturais que ajudam a acabar com a barriga

Nas farmácias, na TV, nas páginas de revista e internet. Em todos os veículos a gente encontra propaganda de cápsulas e substâncias naturais emagrecedoras que resolveriam o problema da balança sem muito esforço. Elas funcionam? Oferecem risco à saúde? Substituem os remédios anorexígenos ou sacietógenos? Auxiliam no emagrecimento? Muitas dúvidas surgem quando o assunto são as cápsulas ou substâncias manipuladas ou vendidas em lojas de produtos naturais, que prometem inibir o apetite, agitar o organismo e impedir a absorção de gordura.
Na opinião do endocrinologista Filippo Pedrinola, o melhor resultado está em aderir a um programa completo de emagrecimento, com dieta, atividade física e, se necessário, medicamentos. “Os produtos naturais que prometem inibir o apetite e auxiliar no emagrecimento podem ter diversos mecanismos de ação, mas, em geral, possuem um efeito mais leve do que os medicamentos alopáticos”, explica Pedrinola.
O mais interessante dessas “pílulas milagrosas”, como estão sendo chamadas essas substâncias derivadas de plantas naturais, é que não é necessária prescrição médica, mesmo que seja mais plausível usá-las com orientação de um profissional da área da saúde, como um nutricionista ou endocrinologista. “Isso porque muitas dessas pílulas, apesar de serem naturais, apresentam contra-indicação e podem gerar reações adversas”, afirma o especialista.
Apesar disso, essas substâncias extraídas da natureza podem, sim, ajudar você a afinar a cintura e a dar um chega pra lá naquela fome exagerada. Portanto, prepare-se para entender esse fenômeno e receber de braços abertos o universo amigo da fitoterapia. Quem sabe você não precise abolir de vez a pizza tradicional do domingo?
Confira as principais substancias naturais do mercado (e as escolhidas entre os médicos):


1-Caralluma Fimbriata

Considerada o melhor fitoterápico inibidor de apetite do mercado, trata-se de um cacto indiano (planta da família Apocynaceae) que promete driblar o apetite e ser uma arma contra os quilos extras. Atua no cérebro controlando o apetite e reduzindo a gordura na região abdominal. Não há registro de efeitos colaterais sobre seu uso.



É utilizada há séculos pelos povos nativos de regiões como África, Índia, Arábia, Sul da Europa e Afeganistão como supressor do apetite e da sede e doador de energia.
A dosagem deve ser de 500mg a 1g por dia, sempre uma hora antes do almoço e uma hora antes do jantar.


2- Faseolamina

Componente extraído do feijão-branco, impede a absorção de 15% do carboidrato consumido e ajuda a diminuir o “peso” desses alimentos. Além disso, melhora o funcionamento do intestino porque o carboidrato não absorvido aumenta o volume das fezes e a faseolamina contém fibras. Segundo estudo da Faculdade de Medicina de Extremadura, na Espanha, a faseolamina reduz os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a controlar o apetite também. Como conseqüência, há uma diminuição dos estoques de gordura localizados na região abdominal. Em excesso, a faseolamina pode provocar gases e diarréia.



A dosagem deve ser de 350 a 1000mg por dia, em três cápsulas diárias que devem ser ingeridas 30 minutos antes do café-da-manhã, almoço e jantar.


3-Citrus aurantium

Obtido da laranja amarga, acelera o metabolismo, promove um maior gasto de calorias e queima os estoques de gordura. Essa substância se liga a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo sem interferir no sistema cardiovascular.



Além disso, alguns estudos comprovaram que a substância, por promover mais energia, estimula a liberação de adrenalina, o que deixa a pessoa muito mais disposta. O citrus aurantium também deixa os aminoácidos mais acessíveis para a formação de proteína, o que é indispensável para quem deseja ganhar e tonificar os músculos do corpo.
A substância também tem propriedade digestiva, melhorando a absorção dos nutrientes e protegendo o estômago. Não há relatos de reações adversas.
A dosagem deve ser de 500mg por dia, em duas cápsulas. A primeira em jejum e a outra de 10 a 15 minutos antes do jantar.


4- Cáscara Sagrada

Planta medicinal que regula o intestino e combate a prisão de ventre, diminuindo a absorção de gorduras. Também é usada como laxante leve, sendo empregada no tratamento da constipação intestinal.



Deve ser tomada à noite, pois demora aproximadamente oito horas para fazer efeito. Quem sofre de doenças intestinais não deve consumir.
A planta deve ser consumida na forma de chá (uma xícara por dia) ou cápsula manipulada (uma por dia).


5- Centella asiática

Planta medicinal que combate a celulite e a gordura localizada. Auxilia na síntese de colágeno e melhora a aparência da pele. Além disso, ativa a circulação sanguínea.



Pode ser ingerida sob a forma de chá ou cápsulas manipuladas, duas vezes ao dia, ou em creme, diretamente na pele.
A absorção dessa substância pode dar alergia. Em caso de vermelhidão ou coceira, melhor suspender o uso.


6- Garcínia

Planta asiática que diminui o apetite e a vontade incontrolável por doces. Equilibra a produção de gorduras como o colesterol e os níveis de açúcar no fígado.



A substância deve ser ingerida sob a forma de chá ou cápsulas manipuladas, duas vezes por dia. Não há registro de efeitos colaterais.


7- Chá verde e chá branco

Derivados da planta Camellia sinensis, aceleram o metabolismo, aumentam o gasto energético, auxiliam a digestão e ajudam a queimar gordura, reduzindo a retenção de líquidos.



Pessoas anêmicas não devem consumir. Por conter cafeína, o consumo em excesso pode causar insônia. Essas sustâncias devem ser consumidas em chá ou em cápsulas, no máximo até às 19 horas e jamais em quantidades superiores a três ou quatro xícaras de chá ou cápsulas.


8- Ágar-ágar

Extrato de algas marinhas, inibe o apetite e melhora o funcionamento do intestino. Em contato com a água, forma uma gelatina que “enche” o estômago e garante saciedade.



Não deve ser consumido por pessoas com intestino solto ou problemas gástricos, como úlcera e gastrite. Pode ser consumido em cápsulas ou em pó, 30 minutos antes do almoço ou jantar.


9- Slendesta

Última novidade na área, trata-se de um extrato de batata que é capaz de estimular a secreção de um mensageiro químico conhecido como colecistoquimina (CCK). De acordo com alguns estudos publicados na literatura médica, a CCK tem a capacidade de aumentar a saciedade e, sendo assim, reduzir a vontade de comer.



Portanto, o Slendesta interage de forma natural com o organismo, possibilitando o envio de sinais para o cérebro, do tipo: “Eu estou satisfeito. Pare de comer”. Dessa forma, as pessoas ingerem uma quantidade menor de comida e conseguem controlar as “beliscadas” entre as refeições, "desligando" o interruptor da fome.
O ingrediente, que não apresenta efeitos colaterais e está sendo estudado por empresas alimentícias que pretendem pode utilizá-lo em barras de cereais, suplementos, produtos panificados, massas, snacks, biscoitos, e alimentos para dietas controladas e de redução de calorias.




Observações importantes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está alertando as pessoas para que escolham bem a farmácia de manipulação ou os laboratórios responsáveis pela manipulação dessas substâncias naturais.



Muitas fórmulas prontas são comercializadas de maneira inadequada e sem nenhuma fiscalização, o que pode prejudicar a saúde de quem as consome. Além disso, alguns laboratórios e farmácias podem introduzir substancias químicas na composição das cápsulas.
Também fique de olho na concentração das substâncias naturais e, qualquer dúvida, não deixe de consultar um especialista – nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista.