Get Paid To Promote, Get Paid To Popup, Get Paid Display Banner

Veja como não engordar muito nas festas de fim de ano

Lá vem as festas e com elas, as ceias maravilhosas. É peru, Chester, Frangos assados, frutas e sobremesas...Uma tentação, não é mesmo? Veja então como não engordar muitos nas festas de fim de ano!



Apresentar uma tabela de calorias no meio das festas de fim de ano é um balde de água fria. Não vamos fazer propriamente isso. Mas daremos algumas dicas para você não ganhar muito peso entre o Natal e o Ano Novo e engordar as estatísticas de um estudo publicado na "New England Journal of Medicine", que mostra que as pessoas, em média, ganham meio quilo com as comemorações de fim de ano e nunca mais perdem. Esse tantinho, ao longo de alguns anos, vai representar um montante grande.

Algumas dicas ajudam a resistir às guloseimas nas festas de fim de ano. Por exemplo, procure conversar para aliviar a ansiedade e o ritmo de comer. Nas festas, sente-se longe do bufê, e vale até mascar chiclete para reduzir o desejo de petiscar. Veja a lista de comidas permitidas nesta época e como torná-las mais magras. A nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, da clínica homônima, em Ipanema, dá as dicas:

Peru

Evite comer a pele, cheia de gordura saturada e rica em calorias, assim como a parte mais escura da carne. A pele ajuda a aumentar o colesterol. Prefira a carne do peito.

Entradas

Carpaccio de carne ou de berinjela/abobrinha, salgados assados e não fritos, frutas oleaginosas e frutas desidratadas, salada caprese, endívias recheadas com pastinhas, palitos de cenoura ou pepino com molho de iogurte, frios recheados de frutas (exemplo: chester com melão), suco de frutas.

Chocolates, a perdição de todos: prefira os do tipo amargo / Foto: Divulgação





Canapés

Canapés e outros salgados que se comem com os dedos são geralmente cheios de gordura. Eles são pequenos, mas suas calorias se acumulam rapidamente quando há uma variedade interminável deles. Prefira salada camarão e frutas frescas, que são nutrientes menos calóricos que tira-gostos.

Salada

Deve-se iniciar a ceia com uma salada com muitas folhas (ricas em fibra), palmito, tomate, cenoura ralada, azeitona, frutas (manga, morango ou abacate), regada com molho de ervas (evitando o uso de molhos industrializados e gordurosos à base de creme de leite e queijos). Prefira azeite e limão, assim como ervas finas para o tempero: elas saciam o paladar e auxiliam na digestão. Também pode ser feito um salpicão de frango com maionese light.

No lugar de linguiça, bacon e ovo, itens que aumentam muito a quantidade de gordura do prato, adicione legumes e verduras picadas, como pimentão, cenoura ralada, pedacinhos de cebola, salsinha e cebolinha
Farofa

Em vez de usar manteiga ou margarina para o preparo, utilize azeite. No lugar de linguiça, bacon e ovo, itens que aumentam muito a quantidade de gordura do prato, adicione legumes e verduras picadas, como pimentão, cenoura ralada, pedacinhos de cebola, salsinha e cebolinha. Quanto mais recheio tiver, menos farinha vai levar a farofa. Além disso, pode-se utilizar a farinha de mandioca misturada com farelo de trigo e farinha de milho, ou, então, cereal matinal e biscoitos do tipo cream cracker amassados. Utilizar vinagre é uma boa ideia para quem quiser uma farofa fria.

Recheios

O recheio normalmente é preparado com manteiga e variedade de carnes gordas, como salsichas, linguiças. Uma única colher de sopa pode ter até 550 quilocalorias (kcal). É melhor trocar a manteiga por caldo de galinha de baixo teor de sódio e prefira salsicha de frango. Ou tente fazer o recheio com arroz selvagem.

Proteínas

Seria importante escolher um único tipo de proteína para a festa. A carne mais gordurosa é o pernil de porco, sendo melhores opções o chester e o peru, com muito menos gorduras e calorias (por volta de 130 kcal o pedaço). Escolha molhos leves para acompanhar, tais como frutas vermelhas ou maracujá. Observe antes a mesa e só então decida o que incluir no prato, senão é normal acabar provando um pouco de cada coisa, o que compromete o resultado final da ceia.

Peixes

Bacalhau ou peixe também são boas opções, desde que feitos de maneira simples, com azeite e legumes, e não na sua forma frita ou com creme de leite e gratinados. Se não for possível fugir das proteínas gordurosas como pernil, lombo ou tender, combine-as com acompanhamentos mais leves, como salada, arroz com legumes, batata assada, etc. Comece a refeição pelas proteínas, pois isto garante maior saciedade e um apetite sob controle durante a festa. Lembre-se que quanto mais proteína e gordura consumir, maior será a sensação de mal-estar digestivo após a festa.

Carboidratos

O arroz (de preferência integral) pode levar passas, cenoura, vagem, pimentão, champignon, açafrão e amêndoas. Evite também a famosa maionese de batata, por ser uma combinação de gordura e muito carboidrato. Os carboidratos estimulam a liberação de serotonina, um mensageiro químico do cérebro que traz a sensação de bem-estar. Outra opção são os petiscos com carboidratos complexos.

Cuidado com as sobremesas: invista nas frutas e nas gelatinas ou escolha apenas uma doce para comer / Foto: Divulgação





Panquecas de batata

Panqueca de batata é muito calórica. Mas apenas um pedaço chega a 250kcal ou mais porque eles são tradicionalmente fritos em óleo e literalmente pingam gordura. Além disso, sua cobertura de creme é outra fonte calorias. Na hora de preparar o prato, melhor usar azeite em vez de óleo. Quando comer, não abuse.

Panetones

Evite os muito incrementados, mousse ou pavê feitos com creme de leite e chocolate. Prefira as frutas de sobremesa (especialmente o abacaxi, que é digestivo) ou sobremesas à base de frutas (creme de papaya, mousse de maracujá, torta de limão). Uma boa ideia é fazer taças decoradas de gelatina (feita com suco natural e gelatina incolor) mais frutas picadas por cima.

Rabanadas

A rabanada é das sobremesas mais engordativas, mas dispensá-la justamente na época do ano em que ela é uma pop star chega a ser um pecado. Então, em vez de fritá-la, ponha para assá-la no forno. E coma sem culpa.

Achocolatados

Chocolates ao leite são ricos em gordura, assim como as bebidas caramelizadas. O chocolate preto em barra com pelo menos 70% de cacau é mais benéfico, porém apenas em pequena quantidade. Estudo sugere que um ou dois pedaços ao dia ajudam a prevenir a doença cardíaca.

Torta de nozes

Embora nozes sejam boas fontes de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, a torta de nozes é um campo minado de açúcar e calorias. Uma fatia de torta tem 500kcal a 800kcal. Isso porque geralmente é feita com grande quantidade de xarope de milho, manteiga e açúcar. Melhor cortar numa tigela um mix de nozes. É mais saudável. Se você não puder resistir à torta, opte por uma fatia muito pequena e não coma a crosta.

Bebidas alcoólicas

Fuja das batidas com leite condensado e das bebidas fermentadas, como a cerveja e o chopp. São 150 calorias por copo e dificilmente bebe-se um só. Dê preferência ao vinho, espumante ou prosecco, pois são menos calóricos e mais refrescantes. Entre um copo e outro, tome sempre um copo de água. Opções bem gostosas são fazer uma bebida de vinho com pedaços de frutas (maçã ou abacaxi) ou cortar pedacinhos de abacaxi, mamão, carambola, laranja com casca e casca de limão, colocar o espumante misturado com licor de laranja por cima e beber após deixar na geladeira por uma hora.



Créditos: O Globo on Line